Uma ajuda aos Papais

“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor Se compadece dos que O temem.” Salmos 103:13

Há uma grande disparidade entre animais e aves quanto ao que os machos de várias espécies podem fazer, mas há muitas espécies em que o “papai” passa mais tempo com as “crianças” do que a mamãe. Consideremos alguns deles nesta manhã.
O tambarola macho arrisca a vida quando uma raposa se aproxima. Esvoaça pelo chão, fingindo estar ferido a fim de atrair a raposa para longe do ninho. Os pequenos papais cavalos-marinhos conduzem os ovos postos postos pela fêmea até que os filhotes tenham nascido. Os machos da barata d’agua gigante podem te até 150 ovos “colados” às suas costas com uma cola à prova d’água produzida pela fêmea. Carregam-nos até que eles chocam. O avestruz macho passa até dois anos com sua prole, ensinando-lhe a respeito da vida.
Entre mais de 90 por cento de todas as aves, os pais estão envolvidos na criação dos filhotes. Somente cerca de 10 por cento dos mamíferos, mas em número surpreendente de peixes e anfíbios têm papais envolvidos em “pajear”. Alguns desses papais preparam o “lar” para a família, enquanto outros estão ativamente envolvidos na criação dos filhos.
O peixe-cachimbo tem uma bolsa perto da cauda. Os ovos são postos dentro dessa bolsa, onde um suprimento de sangue provê oxigênio fresco e alimento para o filhote. Depois de duas semanas os embriões deixam a bolsa e se tornam independentes.
No caso do peixe-gato marinho, o pai carrega os ovos na boca. Depois de chocos, o pai ainda os reúne em sua boca por questão de segurança.
Os mangustos machos protegem a família das cobras e de outros predadores, enquanto a fêmea sai à procura de alimento.
O comportamento dos machos entre as criaturas de Deus pode ou não demonstrar o papel do pai humano, mas uma coisa é certa, há um Pai Celestial que protege, alimenta e ajuda Seus filhos a amadurecerem com Seu amor. Deus amoutanto ao mundo que deu o Seu Filho para salvá-lo. Anseia ter Seus filhos no lar celestial.
Agradeça hoje a Deus por seu cuidado paternal e amor, e diga-Lhe o quanto este amor significa para você.

Esse é o tambarola


Esse é o cavalo-marinho

A barata d’água

O avestruz e seu filhote

O peixe-cachimbo

O peixe-gato marinho

E enfim, o mangusto lutando com a cobra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: